Grupo de Puebla expressa preocupação com os eventos de violência nas cidades dos Estados Unidos e condena a persistência do racismo e o uso desproporcional da força

O Grupo Puebla expressa sua consternação pelos graves eventos de violência que ocorreram em várias cidades dos Estados Unidos e condena veementemente as práticas racistas e o uso desproporcional da força pelas autoridades norte-americanas. É particularmente preocupante o anúncio do presidente Donald Trump a respeito do destacamento imediato das Forças Armadas para controlar e “dominar” a situação.

Esses tipos de ações lembram os tempos sombrios das ditaduras e das autocracias em nosso hemisfério, atentam contra os valores da comunidade internacional e se afastam do caminho para encontrar uma solução duradoura e permanente para o racismo estrutural, que infelizmente ainda permeia certos setores da sociedade norte-americana, como demonstram os eventos recentes. Portanto, rejeitamos veementemente a persistência de práticas racistas. Além disso, condenamos o uso institucionalizado e excessivo da força contra a sociedade civil, pois esse é o primeiro passo na perpetração de abusos que enfraquecem a democracia e a credibilidade das instituições públicas responsáveis ​​por garantir a segurança da população.

Fazemos um apelo urgente aos setores verdadeiramente democráticos, que se opõem à repressão e que trabalham a favor da justiça e contra o racismo, para evitar a repressão policial, que, ao invés de resolver demandas legítimas de apoio, proteção e garantias de acesso a justiça e igualdade, danificam o tecido social e geram mais conflitos. O povo dos Estados Unidos deve poder expressar sua vontade e exercer seus direitos de maneira pacífica e consistente, com todas as garantias correspondentes.

Assinado em 02 de junho de 2020

Celso Amorim

Cuauhtémoc Cárdenas

David Choquehuanca

Marco Enríquez-Ominami

José Miguel Insulza

Camilo Lagos

Guillaume Long

Clara López

Fernando Lugo

Daniel Martínez

Esperanza Martínez

Aloizio Mercadante

Alejandro Navarro

Carlos Ominami

Beatriz Paredes

Carol Proner

Maximilano Reyes

Gabriela Rivadeneira

José Luis Rodríguez Zapatero

Dilma Rousseff

Adriana Salvatierra

Ernesto Samper

Carlos Sotelo

Jorge Taiana

Mónica Xavier

Ir al contenido